O homem, como já estudamos, é detentor de moral e, em tese, de ética. Sendo possuidor de uma moral que sofre influência de tempo e espaço, para que só assim ele paute suas condutas, de forma ética ou não.

E por que o homem tem livre escolha na hora de optar em ser ético ou antiético?

Porque ao homem é garantida a liberdade de suas escolhas, mesmo que dentre as suas escolhas existam resultados, positivos ou negativos e que influenciem na vida de terceiros.

Então, quer dizer que o homem pode escolher ser antiético? Isto é perfeitamente possível, muitas vezes essa é a escolha dos homens, não significa dizer, é claro, que é uma escolha correta ou louvável, bem longe disso até.

Existem pessoas ao longo de toda uma vida, que passam pela história do indivíduo, empregando suas ações morais ou amorais. O homem está constantemente sujeito a realizar escolhas que influenciarão à vida de terceiros.

Anteriormente estudamos como se faz necessário que o homem opte em ser ético em uma sociedade, para que a sociedade funcione de maneira mais justa e ordenada. Para um cidadão é importante ser ético, pois isso delimitará toda a sua conduta social.

Um cidadão ético coopera com uma sociedade justa e igualitária. Ser ético é estar inserido na sociedade e contribuir para ela, esta conduta também deve ocorrer na área profissional de cada indivíduo.
Copyright © 2016 AIEC.