Não são todas as profissões que costumam ser reguladas. Nós podemos citar alguns exemplos de profissões reguladas como o exercício da advocacia, os profissionais liberais da área da saúde, como médicos, fármacos, radiologistas, entre inúmeras profissões, além de estarem regulamentadas, possuem seu código de ética para guiar a conduta dos seus profissionais.
Na área da informática e tecnologia não há um código de ética geral que regule essas profissões, apesar do Marco Civil da Internet ser uma inovação jurídica que abordaremos em um outro momento, ele não regula a profissão de quem atua nessas áreas.
Um código de ética é responsável pelas atuações do profissional dentro da empresa, ou no exercício regular da profissão. Assim como a vida pessoal do sujeito deve ser regida por meio de condutas íntegras e éticas, no aspecto profissional, isso também jamais poderá ser esquecido.
Algumas condutas que o profissional pratica dentro da empresa são recorrentes, em virtude disso, a maioria das empresas possuem a preocupação em criar um código onde o profissional consiga exercer sua função de maneira ética, sem prejudicar terceiros e, ou a empresa.
E como as condutas morais sofrem influência do tempo e do espaço, nada impede que uma empresa altere seus quadros de condutas profissionais dentro de um determinado campo ético.