3.3 - Ser honesto e digno de confiança
É importante que o profissional esteja capacitado para atuar na área da informática, pois ele não pode alegar infundadas reclamações sobre o projeto operacional ou o sistema.
Lembrando ainda, que o profissional também não pode levantar controvérsias frágeis acerca de outras casualidades que influenciem de forma relevante aos envolvidos.
3.4 - Ser imparcial e realizar ações não discriminatórias
O profissional deverá atuar respaldado pelos valores éticos e morais que moldam a sua atitude na sociedade, bem como a sua contribuição como cidadão. Saiba+
3.5 - Honrar direitos de propriedade (Copyrights e patentes)
Infringir, violar quaisquer desses comandos é vedado na lei e quando não houver a devida proteção aos copyrights e patentes, ainda assim, se o profissional optar em atuar com transgressão, ele estará atuando sem ética.
3.6 - Oferecer e disponibilizar os créditos apropriados para propriedades intelectuais
O profissional da informática deverá resguardar a propriedade intelectual, ou seja, ele não poderá se valer de conceitos e noções de terceiros para favorecer a si mesmo.
Deverá respeitar os princípios da dignidade humana, não podendo atuar com discriminação racial, étnica, religiosa, de gênero etc. Qualquer desrespeito a este mandamento fica proibido ao profissional da informática. O princípio da igualdade também resguarda este mandamento, isto é, de uma maneira mais voltada ao profissional.
XCopyrights é uma espécie de direito autoral. É um direito intelectual. É a propriedade literária ou científica. Confere ao autor de trabalhos originais direitos privados de proveitos, comercial ou não, da obra produzida. Veda a cópia por outros meios.
XPatentes são utilizadas para reconhecer e classificar um título de propriedade sobre uma invenção ou modelo de utilidade.
X