A título de ilustração para o nosso estudo, falaremos brevemente sobre alguns exemplos da falta de ética na informática ao longo das últimas décadas.
4.1 - Continental Can - 1991
Esta empresa de Connecticut desenvolveu uma base de dados de pessoal, na qual incluiu todos os seus empregados. Entre os dados típicos de pessoal, a empresa incluiu um campo (denominado, a propósito, red flag), que sinalizava quando a aposentadoria estava se aproximando ou quando o indivíduo já estava habilitado a requerer a pensão.
Durante toda a década de 80, essa "facilidade" esteve ativa, e sempre que ela era sinalizada para alguém, a empresa o despedia, mesmo após décadas de serviços leais. Em 1991, uma corte federal em Newark, NJ, reconheceu o direito de ex-empregados, por demissão injusta, e determinou o pagamento de indenizações que chegaram ao montante de US$ 445 milhões.”
O empregador utilizava de informações disponíveis a ele pelo empregado e desvirtuava sua finalidade, utilizando com outros propósitos e violando, assim, alguns mandamentos da ética na informática. A mercantilização da mão de obra do trabalhador, a falta de respeito e consideração pela condição laborativa do indivíduo, a completa ausência de ética do empregador com o empregado fica evidenciada no exemplo narrado.
Conteúdo disponível em: < http://www.inf.ufes.br/~fvarejao/cs/etica.htm > Acesso em 16 de setembro de 2016.
X