6 - Resumo

A ausência de ética na utilização da internet como ferramenta de acesso pode resultar em atividades nocivas que causem danos a terceiros.

Alguns profissionais da área da informática auxiliarão no estudo da ética na informática. São eles: Administrador do banco de dados, programador desktop, programador web, analista de redes, analista de segurança, analista de redes, analista de suporto. Todos com especificações bem determinadas para o desenvolvimento de programas de acesso de dados, redes, manutenção, criação, segurança etc.

Um indivíduo ético coopera para uma sociedade justa e igualitária, se insere e contribui diretamente para ela, este aspecto também deve ser observado no quesito profissional do indivíduo.

Ao indivíduo profissional da informática, cabe zelar e garantir que se cumpram os mandamentos éticos estabelecidos pela SBA e AFA, em virtude de não haver um código de ética que regule a atuação do profissional da informática.

Um código de ética é responsável pela atuação profissional do indivíduo dentro da empresa no exercício regular da profissão. São mandamentos éticos do profissional da informática: contribuir para o bem estar social, evitar danos a terceiros, ser honesto e digno de confiança, ser imparcial e realização ações não discriminatórias, honrar direito de propriedade, oferecer e disponibilizar os créditos apropriados para propriedades intelectuais, acessar recursos computacionais e de comunicação somente quando autorizado, respeitar a privacidade de terceiros, honrar a confidencialidade, entre outros.

Lembrar que o avanço tecnológico é um processo de desenvolvimento social que aumenta com o passar dos anos e que influencia a vida de todos os cidadãos. Tal como para o cidadão comum de diferentes profissões, o cidadão que atua na área da informática e tecnologia, deve respeitar os direitos de acesso e os mandamentos éticos por uma obrigação social.

Copyright © 2016 AIEC.