No Brasil existe um site bem conhecido entre os brasileiros que é um canal criado entre consumidor e lojista ou prestador de serviço. O Reclame aqui funciona da seguinte maneira: o cidadão entra no site, preenche seus dados pessoais para conferência, narra a insatisfação que o acometeu, seja pelo produto ou pela execução de serviços e o site torna pública e aciona a empresa ou prestadora de serviços para falar sobre o assunto.
|
No site é possível avaliar toda a empresa, desde a satisfação com o atendimento até o produto. O próprio site cria uma espécie de ranking das empresas que sofrem mais reclamações, das empresas que dão respostas satisfatórias ao consumidor e solucionam o impasse e das empresas que não ligam muito para o compromisso de atender à reclamação do cliente. Veja exemplos de serviços oferecidos pelo Reclame Aqui.
|
O próprio site não permite que o relato do cliente insatisfeito seja difamador e com palavras mal escolhidas, há um certo critério de filtros na elaboração da reclamação, para que também não haja direito violado do prestador de serviços ou da empresa envolvida.
No Brasil as coisas funcionam de muitas maneiras peculiares para que o indivíduo seja usufruidor de direitos e garantias que em tese lhes deveriam ser assegurados.
Dá para utilizar o site, por exemplo, para: