Os países com melhor índice de desenvolvimento humano atualmente são os que se sobressaíram na transição da globalização econômica, são os países que de alguma maneira foram beneficiados por fenômenos históricos como a nova ordem mundial. Exemplo: EUA, países da Europa etc.

Por meio dessa integração digital se expandiu as noções mercantis, as relações de trabalho e o ciberespaço, o que tornou a rede mundial de computadores não só um mecanismo de navegação, mas, sobretudo, uma rede mundial de mercados, de bens e consumo, de exercício de cidadania etc.

A sociedade digitalizada é um fator essencial para o crescimento do mercado e, portanto, da independência e soberania das nações. Quanto mais digitalizada for a sociedade, maior será seu nível de soberania.

No Brasil, a digitalização mundial começou a aparecer por meados do final dos anos 80 e início dos anos 90 e desde então não mais deixou de se desenvolver.

Os fenômenos sociais externos acontecem antes da elaboração das leis, e é por isso que as leis que regulamentam determinada matéria chegam com certo atraso.

É pouco provável antecipar uma lei a um fenômeno jurídico, até mesmo no espaço digital, principalmente porque no ciberespaço acontecem todos os tipos de fenômenos e relações.
Copyright © 2016 AIEC.