O Marco Civil da Internet e suas diretrizes éticas no ciberespaço é um aglomerado de direitos e deveres sociais do homem. Vimos anteriormente o direito à existência social do indivíduo e que ele não nasce cidadão, mas se torna, diante das ações ao longo da sua vida.
Os direitos, bem como os deveres do cidadão incluem e demandam de sua participação social, seja em plano físico ou em plano on-line, importante saber que o Marco Civil da Internet alcança ambos e não somente os que se encontram conectados, uma vez que as relações da sociedade digitalizada resultam em um maior desenvolvimento econômico e social.
|
Mais informação é mais educação. A diretriz ética global do indivíduo perante o Marco Civil da Internet tem uma função social como qualquer outra. Incluem a participação política, a participação social na construção de uma sociedade igualitária etc.
|
O exercício da cidadania no espaço digitalizado é compreendido pelo respeito às leis, pelo cumprimento das obrigações sociais, pelo exercício de direitos fundamentais, como o de estar conectado, por exemplo.
O Marco Civil da Internet é um legado ético que determinará comportamentos sociais na rede mundial de computadores, no mundo todo, seu reconhecimento como legislação inovadora é inegável.