O exercício livre de cidadania sempre estará atrelado a ética e a ética permeará o caminho digital dos usuários e provedores de internet. Por meio do Marco Civil da Internet e pelas diretrizes éticas abordadas em nosso estudo, o indivíduo terá seus direitos sociais preservados.

Vale dizer que ao indivíduo e no desempenho da sua liberdade enquanto ser social no ciberespaço, também restarão deveres, os quais não poderão e nem deverão ser negligenciados por não se tratar de um espaço físico e sim digital.

O marco civil, apesar de ser uma lei geral, é um equilíbrio social quando o assunto é ética, pois sua abordagem a respeito da universalização de direitos e deveres do sujeito conectado tem como foco principal o desenvolvimento e a soberania do Estado.

A ética digital moderna compreende o Estado democrático de direito de todas as suas formas (física e digital) e o objeto da cidadania global, seja pelo meio da educação, das políticas de acesso ou de todos os demais temas estudados por nós, devem servir para redução das desigualdades sociais.

Copyright © 2016 AIEC.