A percepção da ética e da sua aplicação no ciberespaço como fundamento no Marco Civil da Internet corresponde a todos os ramos sociais de desenvolvimento econômico e da política globalizada.

O Marco Civil da Internet respeitará os princípios da dignidade humana como um direito à liberdade na busca da paz social, como qualquer outra lei que cumpra sua função social. A prevalência dos fatores éticos no exercício dos direitos humanos também deve perseverar quando o assunto for internet.

A atuação estatal perante o Marco Civil da Internet deve ter sempre como diretrizes os interesses coletivos e individuais e os limites éticos entre o direito público e o direito privado, conforme já estudamos.

A ética no ciberespaço sempre estará ligada ao comportamento social do indivíduo. Seu comportamento deverá observar o Marco Civil da Internet como fundamento constitucional no exercício da sua liberdade.

A democratização da informação por meio da criação de políticas de acesso realizadas pelo Estado resultará no desenvolvimento social, no respeito à educação, na prevalência dos direitos e garantias, na participação política do indivíduo, no livre exercício da soberania em um país cuja democracia é legitimada pelo direito.

Copyright © 2016 AIEC.