Agora já que vimos a definição de gerenciamento de projetos, vamos apresentar de forma introdutória como a disciplina de gerenciamento de projetos pode estar estruturada. O gerenciamento de projetos é realizado através da aplicação e integração apropriadas de processos de gerenciamento de projetos, logicamente organizados em cinco grupos de processos:
Todos os processos de gerenciamento se encontram dentro de um desses grupos de processos, ou seja, um processo pode ser de Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle ou Encerramento.
Processo é uma maneira progressiva e sistemática de realizar um conjunto de tarefa, por exemplo, quando usamos uma receita para produzir um alimento, que seja um bolo, estamos executando processo.
XPor que gerenciar projetos? Alguns podem perguntar sobre o real valor e a aplicabilidade dessa tal "gerência de projetos". Da mesma forma pode-se pensar: até que ponto vale a pena investir tempo e dinheiro para garantir um bom gerenciamento de projetos? Saibam que este questionamento é muito comum e pode afetar os envolvidos com projetos das mais diferentes complexidades.
Talvez uma forma interessante para entendermos os benefícios obtidos com o estudo técnico da disciplina de gerência de projetos é ver a gerência de projetos como uma apólice de seguros. Planejamento e controle são partes integrantes do jogo e, por definição, reduzem os fatores de risco envolvidos nesse ambiente de constante mudança. Na verdade, não se gerencia projetos por gerenciar. O que realmente se espera é uma melhoria de performance.