Um projeto nada mais é do que um plano que elaboramos para alcançar um objetivo. Este plano precisa ter uma data de início e término previamente estimados, ou seja, é de natureza temporária e, além disso, o objetivo para o qual se destina deve ser um produto, serviço ou resultado único.
Os processos organizacionais são contínuos, repetitivos e sistemáticos, e têm como resultado um produto, serviço ou resultado padrão.
O planejamento estratégico estabelece um plano para atingir a estratégia de negócio da organização e o projeto define as etapas e atividades que devem ser realizadas para atender a uma ou mais metas estabelecidas no plano estratégico.
O gerenciamento de projetos é realizado através da aplicação e integração apropriadas de processos de gerenciamento de projetos, logicamente organizados em cinco grupos de processos: Processos de Iniciação, Processos de Planejamento, Processos de Execução, Processos de Monitoramento e Controle e Processos de Encerramento.
A complexidade de um projeto pode ser medida através do somatório do número de variáveis que um projeto contém. Um projeto complexo é aquele que apresenta um grande número de variáveis para serem administradas.
O portfólio é uma carteira de projetos, na verdade é o conjunto de todos os projetos de um setor ou da empresa toda. Cada projeto pode ou não fazer parte de um programa. Programa é um grupo de projetos gerenciados de forma coordenada, com o objetivo de obter benefícios muito difíceis de serem alcançados se gerenciados isoladamente.