Neste momento, talvez o nosso aluno esteja se perguntando: o profissional da área de gestão de projetos poderá ser alocado para gerenciar projetos em qualquer ramo de negócio? Pois bem, independente da empresa onde esteja alocado, o gerente de projetos poderá gerenciar projetos em quaisquer áreas de negócio: TI, hospitalar, financeira, escolar etc., por isso precisa ter um perfil multidisciplinar.

Esse perfil multidisciplinar pode representar uma grande vantagem para o profissional em termos de possibilidades de alocação no mercado de trabalho, aumentando as-sim, em muito, a sua empregabilidade, considerando este um importante diferencial na profissão de gerência de projetos.

É preciso compreender que, acima de tudo, o gestor de projetos necessita desenvolver competências de “jogo de cintura” para conseguir negociar prazos, custos, perfis diversos dentro e fora da equipe de trabalho. Além disso, é preciso garantir que as entregas serão feitas com qualidade.

Vale destacar que o gerente de projetos não precisa ser necessariamente um especialista técnico na área de negócio na qual está inserido o produto ou serviço a ser gerado pelo projeto, principalmente em projetos multidisciplinares com trabalho em equipe, até mesmo porque o papel do gerente de projetos é coordenar a execução e não executar. É como a figura do maestro, que coordena os músicos especialistas em cada instrumento da orquestra para que trabalhem em harmonia e sintonia, sem emitir nenhum som.
Copyright © 2016 AIEC.