Resumo

Segundo o PMBOK, o gerente de projeto é a pessoa alocada pela organização executora para liberar a equipe responsável para alcançar os objetivos do projeto.

Segundo o PMBOK, os gerentes de projeto ou “Gerentes funcionais” são “pessoas chave que desempenham uma função gerencial dentro de uma área administrativa ou funcional do negócio, como recursos humanos, finanças, contabilidade ou aquisições. Eles têm o seu próprio pessoal permanente para executar o trabalho contínuo e possuem uma diretiva clara para gerenciar todas as tarefas dentro de sua área de responsabilidade funcional”.

A governança de portfólios, programas e projetos está focada em como a governança é definida e executada para garantir o sucesso do portfólio, programas e projetos.

O gerente de programas é um profissional capaz de operar com uma visão geral do que está acontecendo em cada um dos projetos e ajudar as equipes de projeto a trabalhar juntas na execução de suas atividades.

Segundo o The Standard for Porfolio Managment “o gerente de portfólio é responsável pela execução dos processos de gerenciamento de portfólio”. Enquanto gestores de programas e projetos se concentram em “fazer certo o trabalho”, gestores de portfólio se concentram em “fazer o trabalho certo.”

Copyright © 2016 AIEC.