4 - Metodologias de gerência de projetos ágeis ou tradicionais?

Segundo BoehmK, no gerenciamento tradicional, o foco está no processo, portanto o suporte gerencial, a comunicação e a infraestrutura organizacional são requisitos chaves para o sucesso do empreendimento.

O gerenciamento de projeto tradicional consiste em um planejamento detalhado e em um processo disciplinado, permitindo a medição e o controle de todas as etapas do desenvolvimento de software e da equipe do projeto, onde cada membro tem o seu papel claramente definido e os artefatos gerados, em cada fase, são os registros da evolução do projeto.

Assim, na ilustração a seguir, pode-se verificar que um projeto tem início, normalmente, com a elaboração de uma proposta, que demanda um planejamento preliminar do projeto e a verificação da sua viabilidade, em relação à parte técnica, econômica e financeira. Aprovado o projeto, ele deve ser formalmente autorizado (iniciação) e detalhado o seu planejamento para a execução. Ele entra então no ciclo PDCA (Plan, Do, Check e Act) de melhoramento contínuo. Checar ou monitorar o trabalho do projeto significa observar, coletar, disseminar e avaliar informações a respeito do desempenho do projeto a cada período de tempo. O Act é para tomar uma decisão em razão de desvios em relação ao planejado. Após a entrega dos produtos e serviços previstos no escopo, está na hora de encerrar o projeto.

Copyright © 2016 AIEC.