Agora que já temos uma definição do que vem a ser uma estrutura organizacional veremos as principais estruturas organizacionais utilizadas pelas empresas. Uma delas é a estrutura organizacional funcional, que possui seus departamentos, com respectivas especialidades e com um chefe de departamento. A prioridade desta estrutura costuma ser a rotina, em detrimento aos projetos executados pela organização.
A estrutura organizacional projetizada, por outro lado, não possui departamentos, e funciona por projetos. Esta estrutura tem como vantagem a definição clara de autoridade do gerente de projeto.
Entre a estrutura organizacional funcional e a estrutura organizacional projetizada, existem as estruturas matriciais. Dividem-se em fortes, balanceadas e fracas, sendo esse adjetivo estabelecido com base na força que o gerenciamento de projetos tem, dentro da empresa, na competição com as atividades rotineiras. Uma estrutura organizacional matricial reúne o que há de melhor tanto da estrutura funcional quanto da estrutura projetizada.
|
Independentemente da estrutura adotada, um dos principais fatores para o sucesso no gerenciamento dos projetos é a boa comunicação existente entre as pessoas en-volvidas no processo e a existência do espírito de trabalho em equipe.
|
Veremos a seguir, com mais detalhes, cada uma dessas estruturas.