3.2 - Estrutura Organizacional Matricial
A estrutura organizacional matricial combina as estruturas funcional e projetizada para formar uma estrutura híbrida. Em paralelo à estrutura tradicional, funcional, sob a responsabilidade dos gerentes funcionais, são criadas equipes de projeto, sob a coordenação dos gerentes de projetos. Os grupos de projeto utilizam equipes que pertencem aos setores funcionais, as quais passam a ter atribuições ligadas ao Projeto, e atribuições de seu departamento funcional. Este é um dos inconvenientes, ter dois "chefes".
Esta estrutura é mais amigável para a realização de projetos do que a funcional. No entanto, ainda há cuidados a serem tomados:
- Os recursos devem ser bastante negociados para serem obtidos; se você opera numa matriz balanceada, isso costuma levar a conflitos mais difíceis porque sua autoridade será igual a de um gerente funcional.
- A identificação de stakeholders e seu gerenciamento devem ser mais cuidadosos e demanda mais trabalho.
- Na maior parte das organizações matriciais você não terá problemas em alocar a equipe em tempo integral para o projeto, nem em realizar empreendimentos que envolvam vários departamentos.
- A não ser que você opere em uma matricial fraca, normalmente o cargo de gerente de projetos e seu plano de carreira é bem definido. A empresa pode contar inclusive com um PMO (escritório de gerenciamento de projetos).
Stakeholders
São aqueles diretamente envolvidos no projeto ou diretamente afetados por seu resultado.
X
Copyright © 2016 AIEC.