4.1 - Grupos de processos e áreas de conhecimento de gerência de projetos
Segundo o PMBOK, os processos de gerenciamento de projetos são apresentados como elementos distintos, com interfaces bem definidas.
De acordo com o que estudamos anteriormente, podemos perceber que gerenciar projetos é, sem dúvida, uma arte, e como toda arte precisa ser bem arquitetada, devidamente desenvolvida para que tudo ocorra conforme planejado. O Guia de Boas Práticas do Gerenciamento de Projetos, o PMBOK®, em sua 5ª edição, elenca 10 áreas de conhecimento compostas por processos de gerenciamento, com o intuito de facilitar a prática em si. São elas:
Inclui características de unificação, consolidação, articulação e ações integradoras que são essenciais para o término do projeto, para gerenciar com sucesso as expectativas das partes interessadas e atender os requisitos.
XCompõe a chamada “restrição tripla”, que são áreas ao qual o gerente e sua equipe precisam ter mais atenção, pois o êxito deste gerenciamento pode impactar diretamente no sucesso ou no fracasso do projeto.
XInclui os processos que determinam as políticas de qualidade, os objetivos e as responsabilidades, com o objetivo de satisfazer às necessidades para as quais o projeto foi empreendido.
XNesta área de conhecimento são planejadas as necessidades relativas a equipe técnica do projeto, identificados e gerenciados os colaboradores com conhecimentos técnicos em gerenciar projetos e os conceitos específicos do segmento a ser gerenciado.
XAplica processos necessários para gerar, coletar, distribuir, armazenar, recuperar e destinar as informações acerca do projeto de forma oportuna e adequada.
XDe acordo com PMBOK®, o Gerenciamento dos Riscos do projeto inclui os processos que tratam do planejamento, identificação, análise qualitativa e quantitativa, respostas, monitoramento e controle. É sem dúvida uma das áreas mais complexas do Gerenciamento de Projetos, o gerente precisa estar atento aos Riscos do projeto e antever medidas de correção e suporte para tais.
XTrata das compras e aquisições de produtos, serviços ou resultados necessários para a realização do trabalho.
XGerenciar as partes interessadas significa o gerenciamento dos indivíduos ou organizações que estejam ativamente envolvidos no projeto de forma positiva e também negativa e que possuem seus interesses próprios relacionados ao projeto. São eles: clientes, fornecedores, gerente e equipe de projeto, usuários do produto do projeto, organizações governamentais e não governamentais, meio ambiente.
X