Segundo PMBOK, o plano de gerenciamento do projeto é o documento que descreve como o projeto será executado, monitorado e controlado. Ele integra e consolida todos os planos de gerenciamento auxiliares e linhas de base dos processos de planejamento.
O processo Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto tem como objetivo a criação do Plano de Gerenciamento do Projeto, documento que explica a forma como o projeto deverá ser gerenciado, incluindo as ações necessárias para definir, coordenar e integrar todos os demais planos (Escopo, Tempo, Custo, Qualidade, Risco, Comunicação, Recursos Humanos, Aquisições e Partes Interessadas) em um único documento, possibilitando o gerenciamento eficiente do projeto. Este processo estabelece orientações iniciais para as demais áreas de conhecimento.
Então vamos lá, o processo Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto possui as seguintes Entradas:
O termo de abertura do projeto é um documento com as necessidades do negócio, o entendimento atual das necessidades do cliente, e o novo produto, serviço ou resultado que pretende satisfazer, tais como o propósito ou justificativa do projeto, requisitos de alto nível, descrição em alto nível do projeto, riscos em alto nível, resumo do orçamento, etc. O processo Definir o Termo de Abertura do Projeto é mais detalhado no artigo Gerenciamento da Integração Parte I e a sua saída é a entrada para este processo Definir o Plano de Gerenciamento do Projeto.
XO processo Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto é todo o planejamento feito através de outras áreas do PMBoK. Neste momento, é importante enfatizar que este processo cria um plano completo através da composição de outros planos feitos em outros momentos.
Os fatores ambientais são situações que podem ocorrer na organização interna ou externa que cercam ou influenciam o sucesso de um projeto. Estes fatores ambientais podem aumentar ou restringir as opções de gerenciamento de projetos e ainda podem influenciar positivamente ou negativamente no resultado deste projeto. Os fatores ambientais que podem influenciar no Plano de Gerenciamento do Projeto são: padrões governamentais ou industriais, um Sistema de Informação que automatiza algumas tarefas como um software de elaboração de cronograma ou gerenciamento de configuração, estrutura e cultura organizacionais, infraestrutura, administração de pessoal que pode ter diretrizes para contratação e demissão de pessoal ou revisões de desempenhos, além de outros fatores que podem surgir.
XOs ativos de processos organizacionais são todos os ativos relacionados a processos, de quaisquer ou todas as organizações envolvidas no projeto que podem ser usados para influenciar o sucesso do projeto. Os ativos de processos organizacionais que podem influenciar no processo de desenvolvimento do plano de gerenciamento de projeto podem ser: Diretrizes padrão, instruções de trabalho, critérios para medir desempenho, um modelo de plano de gerenciamento de projeto onde futuros projetos poderiam utilizá-lo, procedimentos de controle de mudanças, arquivos de projetos passados como planos de custos, escopo, cronograma, diagramas de rede, ações contra riscos, informações históricas com lições aprendidas de projetos passados, entre outros.
X