5 - Monitorar e controlar o trabalho do projeto

Segundo PMBOK, o principal benefício deste processo é permitir que as partes interessadas entendam a situação atual do projeto, os passos tomados, e as previsões do orçamento, cronograma e escopo.

Este processo define diretrizes relativas ao planejamento de ações de acompanhamento, análise e registro do processo para atender aos objetivos de desempenho definidos no plano de gerenciamento do projeto. Entenda que o processo anterior, o 4.3 Orientar e gerenciar o trabalho, implementa mudanças, gera dados de desempenho e emite solicitações de mudança. Esses dados de desempenho serão analisados no contexto pelos processos de controle, gerando assim as informações de desempenho. O processo 4.4 Monitorar e controlar o trabalho do projeto irá interpretar as informações de desempenho e solicita mudanças, se necessárias. Depois o processo 4.5 Realizar o controle integrado de mudanças irá revisar, analisar, aprovar e coordenar as mudanças em si.

Neste momento é importante esclarecer a finalidade do Relatório de desempenho do trabalho, uma vez que as demais entradas, saídas e ferramentas e técnicas já foram estudadas, porque são utilizadas pelos processos 4.1, 4.2 e 4.3.

O Relatório de desempenho do trabalho tem como objetivo a documentação das informações relativas ao desempenho do trabalho do projeto (andamento, atualizações, recomendações) com a finalidade de nortear a tomada de decisão, ações e conscientização da equipe do projeto.

Copyright © 2016 AIEC.