Agora que entendemos a importância do escopo do projeto, vamos entender como funciona o processo 5.1 do Guia PMBOK Planejamento do Gerenciamento do Escopo.

Este processo define as regras do jogo, ou seja, define como o escopo será gerenciado, quais as ferramentas que serão utilizadas durante o seu gerenciamento, como o escopo será gerenciado e controlado de acordo com o plano de gerenciamento de projetos (que integra todo o planejamento do projeto e ainda define como obter a aceitação das entregas do projeto).

Tudo isso deverá ser documentado no plano de gerenciamento do projeto. Este documento irá fornecer orientações e instruções sobre como o escopo será gerenciado durante o projeto. O documento gerado, o plano de gerenciamento do escopo, é um dos componentes do plano de gerenciamento do projeto ou do programa, levando-se em consideração como o escopo será definido, desenvolvido, monitorado, controlado e verificado. O fluxo inicia-se com as informações contidas no Termo de Abertura do Projeto, os últimos planos auxiliares aprovados do plano de gerenciamento do projeto, as informações históricas contidas nos ativos dos processos organizacionais, e quaisquer outros fatores ambientais da empresa que sejam relevantes.

Assim o Plano de Gerenciamento de Escopo abrange o planejamento do escopo e o planejamento de requisitos. Logo, este plano deve responder: Quando eu tiver todos os requisitos, o que devo fazer para analisar, priorizar, gerenciar, e controlar as mudanças neles?

Copyright © 2016 AIEC.