3.2.2 - Coletar Requisitos: ferramentas e técnicas
Veja abaixo a descrição das ferramentas e técnicas do processo Coletar Requisitos.
Uma entrevista é um meio formal ou informal de extrair informações das partes interessadas através de conversas diretas com as mesmas.
XOs grupos de discussão reúnem as partes interessadas pré-qualificadas e os especialistas no assunto para aprender a respeito das suas expectativas e atitudes em relação a um produto, serviço ou resultados propostos. Um moderador treinado guia o grupo através de uma discussão interativa, planejada para ser mais informal do que uma entrevista individual.
XOficinas facilitadas são sessões focadas que reúnem as partes interessadas para definir os requisitos do produto. As oficinas são consideradas uma técnica primária para definir rapidamente requisitos multifuncionais e reconciliar as diferenças entre as partes interessadas.
XMuitas atividades em grupo podem ser organizadas para identificar os requisitos do projeto e do produto, tais como: Brainstorming, técnica de grupo nominal, mapas mentais, diagrama de atividades, Análise de decisão envolvendo critérios múltiplos.
XA técnica de tomada de decisões em grupo é um processo de avaliação de múltiplas alternativas onde um resultado com ações futuras é esperado. Estas técnicas podem ser utilizadas para gerar, classificar e priorizar os requisitos do produto.
XQuestionários e pesquisas são conjuntos de perguntas escritas, projetadas para acumular rapidamente informações de um grande número de respondentes.
XAs observações fornecem uma maneira direta de se examinar indivíduos em seu ambiente e como eles desempenham o seu trabalho ou tarefas e executam processos.
XMétodo para se obter respostas iniciais sobre os requisitos através de um modelo funcional do produto esperado, antes de efetivamente construi-lo.
XO benchmarking envolve a comparação de práticas reais ou planejadas, tais como processos e operações, com as de organizações comparáveis para identificar as melhores práticas, gerar ideias para melhorias e fornecer uma base para medir o desempenho. As organizações comparadas durante o benchmarking podem ser internas ou externas.
XO benchmarking envolve a comparação de práticas reais ou planejadas, tais como processos e operações, com as de organizações comparáveis para identificar as melhores práticas, gerar ideias para melhorias e fornecer uma base para medir o desempenho. As organizações comparadas durante o benchmarking podem ser internas ou externas.
XAnálise dos documentos é usada para obter requisitos pela análise da documentação existente e a identificação das informações relevantes aos requisitos.
X