3.3.3 - Definir o Escopo: ferramentas e técnicas
3.3.4 - Definir o Escopo: saídas
|
A especificação do escopo do projeto é a descrição do escopo do mesmo, das principais entregas, premissas, e restrições. A especificação do escopo do projeto documenta todo o escopo, incluindo o escopo do projeto e do produto. Ela descreve detalhadamente as entregas do projeto e o trabalho necessário para criá-las. Ela fornece também um entendimento comum do escopo do projeto entre as partes interessadas. Pode conter exclusões explícitas do escopo que podem auxiliar o gerenciamento das expectativas das partes interessadas. Possibilita que a equipe do projeto realize um planejamento mais detalhado, orienta o trabalho da mesma durante a execução e fornece a linha de base para avaliar se as solicitações de mudança ou trabalho adicional estão contidos no escopo ou são externos aos limites do projeto. |
|
Os documentos do projeto que podem ser atualizados incluem, mas não estão limitados a: Registro das partes interessadas, Documentação dos requisitos, e Matriz de rastreabilidade dos requisitos. |
A opinião especializada é usada frequentemente para analisar as informações necessárias para desenvolver a especificação do escopo do projeto.
XPara projetos que têm um produto como entrega, ao invés de um serviço ou resultado, a análise de produto pode ser uma ferramenta eficaz.
XGeração de alternativas é a técnica usada para desenvolver o maior número possível de opções a fim de identificar diversas abordagens de execução e desenvolvimento do trabalho do projeto.
XOficinas facilitadas são sessões focadas que reúnem as partes chaves interessadas para definir os requisitos do produto. As oficinas são consideradas uma técnica primária para definir rapidamente requisitos multifuncionais e reconciliar as diferenças entre as partes interessadas.
X