O primeiro processo que iremos estudar é o de Planejar o Gerenciamento do Cronograma, que é um processo de muita importância no gerenciamento do tempo, por fornecer as orientações e instruções sobre como o cronograma do projeto será gerenciado ao longo de todo o projeto. Como saída é gerado o Plano de Gerenciamento do Cronograma.
O segundo se trata do processo de Definir as Atividades, que consiste na realização da divisão dos pacotes de trabalho em atividades que fornecem uma base sólida para assim poder estimar, programar, executar, monitorar e controlar os trabalhos relacionados ao projeto. Como saída são gerados a Lista de Atividades, Atributos das atividades e Lista de Marcos.
O terceiro é o processo de Sequenciar as Atividades, que é o processo responsável por definir uma sequência lógica para a realização do trabalho, com o objetivo de obter um nível de eficiência superior sem deixar de olhar as restrições do projeto. Como saída são gerados os Diagramas de rede do Cronograma do Projeto e Atualizações nos Documentos do Projeto.