As ferramentas e técnicas deste processo estão descritas a seguir.
A análise de desempenho compara a linha de base do cronograma com o realizado.
XUm software de gerenciamento de projetos para elaboração de cronograma fornece a habilidade de controlar as datas planejadas versus datas reais, relatar as variações e o progresso feito em relação à linha de base do cronograma, e prever os efeitos de mudanças no modelo do cronograma do projeto.
XAs técnicas de otimização de recursos envolvem o agendamento de atividades e os recursos necessários a tais atividades enquanto leva em consideração tanto a disponibilidade dos recursos como o tempo do projeto.
XAs técnicas de desenvolvimento de modelos são usadas para simular cenários (ameaças ou oportunidades identificadas) e avaliar o impacto das mesmas no cronograma do projeto. As mais conhecidas são: Análise de cenário "E-se", e Simulação de Monte Carlo.
XAntecipações e esperas são refinamentos aplicados durante a análise da rede para produzir um cronograma viável ajustando o tempo de início das atividades sucessoras. As antecipações são usadas em circunstâncias limitadas para adiantar uma atividade sucessora em relação a uma atividade predecessora, e as esperas são usadas em circunstâncias limitadas onde os processos exigem que um determinado período de tempo entre as atividades predecessoras e sucessoras transcorra sem que haja impacto no trabalho ou recursos.
XA compressão de cronograma consiste em reduzir a duração do projeto mantendo o escopo. As técnicas mais conhecidas são:
Pode ser um dos módulos do Software de Gerenciamento de Projeto usados para desenvolver o cronograma do projeto.
X