Abaixo estão listadas as ferramentas e técnicas do processo Controlar os Custos.
O gerenciamento do valor agregado é a ferramenta mais usada para analisar o desempenho do projeto comparando o planejado (linha de base) com o realizado.
XCom base nas informações anteriormente coletadas sobre o projeto em um determinado momento pode-se realizar previsões sobre quais serão os custos de cada uma das atividades no seu término. Diversas técnicas e análises estatísticas podem ser utilizadas para tanto, mas é importante poder prever quais serão os custos do projeto ao final da sua execução para poder verificar se eles não irão ultrapassar aquilo que foi planejado e muito menos os limites orçamentários para o projeto.
XÉ a estimativa de desempenho utilizada para garantir que a uma atividade ou fase possa ser concluída sem ultrapassar o orçamento planejado ou os limites estipulados pelas linhas de base dos custos, para isso é verificado quando da atividade ainda falta para ser concluída e quanto do orçamento já foi utilizado por essa atividade, com isso é possível verificar qual o desempenho necessário para que o restante da atividade seja executado com o restante do orçamento.
XAs análises de desempenho têm como objetivo a verificação do andamento do projeto no que diz respeito ao cumprimento do cronograma de acordo com o orçamento planejado. Logo, estas análises fornecem ao gerente de projeto uma informação comparativa do desempenho de custos através do tempo, atividades do cronograma ou pacotes de trabalho acima e abaixo do orçamento e recursos financeiros estimados necessários para terminar o trabalho em andamento.
XA utilização de fundos deve ser reconciliada com quaisquer limites de recursos de fundos alocados ao projeto.
XA análise de reservas tem como objetivo o monitoramento da situação das reservas relacionados a gerenciamento de contingência para o projeto a fim de determinar se tais reservas ainda são necessárias ou se reservas adicionais devem ser solicitadas.
X