É importante enfatizar que por meio da gerência da qualidade de projetos é possível planejar e monitorar não só as ações desenvolvidas pela equipe como também o nível de excelência com que são realizadas. Logo a aplicação das melhores práticas de gerência da qualidade de projeto pode exercer um papel primordial no alcance do sucesso do projeto, no sentido de que pode funcionar como agente fomentador para a entrega de produtos ou serviços contratados com alto valor agregado.

“A abordagem básica do gerenciamento da qualidade descrita no Guia PMBOK pretende ser compatível com os padrões de qualidade da Organização Internacional para Padronização (ISO). Todos os projetos devem ter um plano de gerenciamento da qualidade. As equipes de projeto devem seguir o plano de gerenciamento da qualidade e dispor de dados que comprovem a conformidade com o mesmo. ”

Guia PMBOK

Neste contexto, com objetivo de alcançar a compatibilidade com a ISO, a abordagem de gerenciamento da qualidade trabalhada pelo Guia PMBOK busca entregar resultados que cumpram os requisitos definidos pelo cliente, reconhecendo a importância dos seguintes itens:

Satisfação do cliente
Prevenção ao invés de inspeção
Melhoria contínua
Copyright © 2016 AIEC.