É importante enfatizar que por meio da gerência da qualidade de projetos é possível planejar e monitorar não só as ações desenvolvidas pela equipe como também o nível de excelência com que são realizadas. Logo a aplicação das melhores práticas de gerência da qualidade de projeto pode exercer um papel primordial no alcance do sucesso do projeto, no sentido de que pode funcionar como agente fomentador para a entrega de produtos ou serviços contratados com alto valor agregado.
Guia PMBOK
Neste contexto, com objetivo de alcançar a compatibilidade com a ISO, a abordagem de gerenciamento da qualidade trabalhada pelo Guia PMBOK busca entregar resultados que cumpram os requisitos definidos pelo cliente, reconhecendo a importância dos seguintes itens:
Satisfação do cliente |
Prevenção ao invés de inspeção |
Melhoria contínua |
|---|
Entender, avaliar, definir e gerenciar as expectativas para que os requisitos do cliente sejam atendidos. Para isso, é necessária uma combinação de conformidade com os requisitos (para garantir que o projeto produza o que ele foi criado para produzir) e adequação ao uso (o produto ou serviço deve atender às necessidades reais).
XA qualidade deve ser planejada, projetada e criada, e não inspecionada no gerenciamento do projeto ou nas entregas do projeto. O custo de prevenção dos erros é geralmente muito menor do que o custo de corrigir tais erros quando eles são encontrados pela inspeção ou durante o uso.
XO ciclo PDCA (planejar-fazer-verificar-agir) é a base para a melhoria da qualidade. Além disso, as iniciativas de melhoria da qualidade devem buscar o aprimoramento da qualidade do gerenciamento do projeto e também a qualidade do produto do projeto.
X