2.2.2. O Processo Planejar o Gerenciamento da Qualidade: ferramentas e técnicas

7 ferramentas da qualidade O que é Para que utilizar
Diagrama de Pareto Diagrama de barra que ordena as ocorrências de problemas de maior frequência para os problemas de menor frequência. Prioriza os poucos problemas que possuem o maior impacto no resultado.
Diagrama de causa e efeito Expressa de modo simples e fácil, a série de possíveis causas para um problema. Ampliar a quantidade d causas potenciais a serem analisadas.
Diagrama de dispersão Gráfico que representa a relação entre duas variáveis. Verificar a correlação entre duas variáveis.
Histograma Diagrama de barras que representa a frequência dos dados. Fornece um caminho fácil para avaliar a distribuição dos dados
Fluxograma Representação gráfica dos passos de um processo. Permite uma visão global do processo por onde passa o produto e permite analisar limites, fronteiras.
Carta de Controle Gráfico construído a partir de variáveis de um produto ou serviço medidas. Utilizado para determinar se um processo produzirá produtos ou serviços com propriedades mensuráveis e consistentes.
Folha de Verificação Tabelas ou Planilhas utilizadas para coleta e análise de dados. Facilita a coleta de dados referente a um problema.
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