2.2.2. O Processo Planejar o Gerenciamento da Qualidade: ferramentas e técnicas
| 7 ferramentas da qualidade | O que é | Para que utilizar |
|---|---|---|
| Diagrama de Pareto | Diagrama de barra que ordena as ocorrências de problemas de maior frequência para os problemas de menor frequência. | Prioriza os poucos problemas que possuem o maior impacto no resultado. |
| Diagrama de causa e efeito | Expressa de modo simples e fácil, a série de possíveis causas para um problema. | Ampliar a quantidade d causas potenciais a serem analisadas. |
| Diagrama de dispersão | Gráfico que representa a relação entre duas variáveis. | Verificar a correlação entre duas variáveis. |
| Histograma | Diagrama de barras que representa a frequência dos dados. | Fornece um caminho fácil para avaliar a distribuição dos dados |
| Fluxograma | Representação gráfica dos passos de um processo. | Permite uma visão global do processo por onde passa o produto e permite analisar limites, fronteiras. |
| Carta de Controle | Gráfico construído a partir de variáveis de um produto ou serviço medidas. | Utilizado para determinar se um processo produzirá produtos ou serviços com propriedades mensuráveis e consistentes. |
| Folha de Verificação | Tabelas ou Planilhas utilizadas para coleta e análise de dados. | Facilita a coleta de dados referente a um problema. |
Os principais benefícios do cumprimento dos requisitos de qualidade incluem menos retrabalho, maior produtividade, custos mais baixos, aumento da satisfação das partes interessadas e aumento de lucratividade. Uma análise do custo-benefício para cada atividade de qualidade compara o custo da etapa de qualidade com o benefício esperado.
XO custo da qualidade é o custo total incorrido no investimento em prevenir não conformidade aos requisitos.
XAs sete ferramentas básicas da qualidade, também conhecidas como ferramentas de controle de qualidade são muito usadas para resolver problemas relacionadas a qualidade.
XEnvolve a comparação de práticas de projetos reais ou planejados com as de projetos comparáveis para identificar as melhores práticas, gerar ideias para melhorias e fornece uma base para medir o desempenho;
XMétodo estatístico para identificar os fatores que podem influenciar variáveis específicas de um produto ou processo em desenvolvimento ou em produção;
XA amostragem estatística envolve a escolha de parte de uma população de interesse para inspeção (por exemplo, selecionar aleatoriamente;
XOutras ferramentas de planejamento da qualidade são usadas para definir os requisitos de qualidade e planejar atividades de gerenciamento da qualidade eficazes. Elas incluem, entre outras:
As equipes dos projetos fazem reuniões de planejamento para desenvolver o plano de gerenciamento da qualidade.
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