3.2.2 - O processo Mobilizar a Equipe do Projeto: ferramentas e técnicas
A seguir estão descritas as ferramentas e técnicas do processo Mobilizar a Equipe do Projeto.
Pré-designação: O processo mobilizar a equipe do projeto usa as ferramentas e técnicas dos processos Planejar o gerenciamento da qualidade e Controlar a qualidade.
Negociação: As designações de pessoal são negociadas em muitos projetos. Veja exemplos.
Contratação;
Equipes Virtuais;
Análise de Decisão Envolvendo Critérios Múltiplos.
Veja exemplos
Por exemplo, a equipe de gerenciamento do projeto poderá precisar negociar com:
Gerentes funcionais, para garantir que o projeto receba pessoal com as competências adequadas e no prazo necessário e que os membros da equipe do projeto estarão capazes, dispostos e autorizados a trabalhar no projeto até que suas responsabilidades sejam concluídas;
Outras equipes de gerenciamento de projetos na organização executora, para designar de forma apropriada recursos humanos escassos ou especializados;
Organizações externas, fornecedores, prestadores de serviços e contratados externos etc., para obter recursos humanos apropriados, escassos, especializados, qualificados, certificados ou de outro tipo especificado. É necessário dedicar atenção especial ao negociar políticas, práticas, processos, diretrizes, normas jurídicas e outros critérios com partes externas.
Quando a organização executora não pode fornecer o pessoal necessário para concluir um projeto, os serviços necessários poderão ser contratados de fontes externas. Isso pode envolver a contratação de consultores individuais ou subcontratação de trabalho de outra organização.
Devido ao aperfeiçoamento da tecnologia de áudio e videoconferência e com o trânsito cada dia pior, ter parte da equipe fora está cada dia mais fácil para a empresa e mais motivador para a equipe.
A análise de decisão envolvendo critérios múltiplos auxilia na escolha dos recursos mais adequados para o projeto e retira um pouco da subjetividade na seleção.