Então precisamos entender o porquê dos projetos serem tão sujeitos a riscos. A resposta a esta pergunta está fundamentada nas características inerentes a um projeto:
Já entendemos que os riscos, em geral, afetam três importantes variáveis relacionadas a projeto: escopo, prazo e custo. No caso de prazo e custos, os riscos negativos provocam a extrapolação dos valores planejados. Já o escopo varia, podendo diminuir ou aumentar em relação ao planejado.
Precisamos entender a partir de agora como segundo o Guia PMBOK a área de conhecimento gerenciamento dos riscos do projeto poderá ajudar a minimizar os impactos negativos sofridos pelo projeto causados pelos riscos negativos e como projeto pode se beneficiar dos riscos positivos quando concretizados.
O produto de um projeto precisa ser único e precisa atender aos requisitos definidos pelo cliente. Logo o projeto estará sempre exposto a riscos positivos e negativos.
O projeto precisa iniciar e terminar cumprindo o prazo acordado com o cliente. Assim, podemos ter o risco de não terminar o projeto dentro deste prazo;
XDependendo do tipo do produto ou serviço entregue pelo projeto poderá haver a necessidade de contratar profissionais muito especializados e raros os quais podem ser difíceis de serem encontrados o que pode representar um sério risco em termos de custos porque estes profissionais normalmente são caros, podendo sobrecarregar o orçamente ou até mesmo caso ele deixe o projeto, o gerente de projeto não tenha o tempo hábil para substituir a tempo de comprometer o prazo do projeto.
X