3.2.2 - O Processo Identificar os Riscos: ferramentas e técnicas
Clique para ver a descrição das ferramentas e técnicas desse processo.
Pode ser feita uma revisão estruturada da documentação do projeto, incluindo planos, premissas, arquivos de projetos anteriores, acordos e outras informações.
XAlgumas das técnicas de coletas de informações são: benchmarking, técnica delphi, entrevistas e análise de causa principal.
XAs listas de verificação de riscos são desenvolvidas com base nas informações históricas e no conhecimento acumulado, a partir de projetos anteriores semelhantes e outras fontes de informações.
XExplora a validade das premissas em relação ao projeto. Ela identifica os riscos do projeto decorrentes do caráter inexato, instável, inconsistente ou incompleto das premissas.
XAs técnicas de diagramas de riscos podem incluir: Diagramas de causa e efeito, Diagramas de sistema ou fluxogramas, e Diagramas de influência.
XEsta técnica se encaixa muito bem como uma identificação de riscos. Por quê? Na visão moderna de riscos, eles podem ser positivos (forças, oportunidades) ou negativos (fraquezas, ameaças) e podem ser internos (forças e fraquezas) e externos (oportunidades e ameaças).
X