As partes interessadas são as pessoas, grupos ou organizações que possam afetar ou serem afetados por uma decisão, atividade, ou resultado do projeto.
O Gerenciamento das Partes Interessadas do projeto inclui os processos de planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas e controle de Partes Interessadas de um projeto. Os objetivos do gerenciamento das Partes Interessadas do projeto são aumentar a probabilidade e o impacto dos eventos positivos e reduzir a probabilidade e o impacto dos eventos negativos no projeto.
Processo do grupo de Processos de Iniciação: Identificar Partes Interessadas – tem como objetivo definir como abordar e executar as atividades de gerenciamento de Partes Interessadas em um determinado projeto. Um planejamento cuidadoso e explícito aumenta a possibilidade de sucesso dos outros processos desta área de conhecimento.
Processo do Grupo de Processos de Planejamento: Planejar o Gerenciamento das Partes Interessadas – é responsável por determinar os Partes Interessadas que podem afetar o projeto e documentar as suas características.
Processo do Grupo de Processos de Execução: Gerenciar o Engajamento das Partes Interessadas – permite priorizar quais Partes Interessadas devem ser tratados inicialmente. É um método subjetivo de priorização de Partes Interessadas identificados que avalia a prioridade com base na probabilidade de ocorrerem e seu impacto nos objetivos do projeto.
Processo do Grupo de Processos de Monitoramento e Controle: Controlar o Engajamento das Partes Interessadas – tem como objetivo analisar numericamente o efeito das Partes Interessadas identificados nos objetivos gerais do projeto.