Governança corporativa é um tema multifacetado, principalmente pela natureza e pela extensão da responsabilidade de indivíduos específicos na organização. Um dos impactos de um sistema de governança corporativa é a eficiência econômica, com ênfase no bem-estar dos acionistas.

Em sua essência, a governança corporativa tem como principal objetivo recuperar e garantir a confiabilidade em uma determinada empresa para os seus acionistas, criando um conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivos como de monitoramento, a fim de assegurar que o comportamento dos executivos esteja sempre alinhado com o interesse dos acionistas.

Mas foi em 2002 que a governança corporativa foi um tema dominante de discussão devido aos casos de fraude nos demonstrativos financeiros de algumas empresas dos Estados Unidos, por exemplo, a Enron e a Worldcom, que foram expostos e como resultado, acabou gerando desconfiança nos investidores.

A partir dessa situação, o nível de regulamentação aumentou e a governança corporativa fundamentou-se para criar um conjunto eficiente de mecanismos para assegurar que o comportamento dos executivos esteja sempre alinhado com o interesse dos acionistas, e também para evitar fraudes, erros estratégicos e abusos de poder.
A boa governança corporativa contribui para um desenvolvimento econômico sustentável, proporcionando melhorias no desempenho das empresas. Por estes motivos, torna-se tão importante ter conselheiros qualificados e sistemas de governança corporativa de qualidade, evitando-se assim diversos fracassos empresariais como abusos de poder, erros e fraudes.
Copyright © 2016 AIEC.