3 - Nova cultura técnica e empresarial

A capacidade de transformação das novas tecnologias provoca profundas mudanças nas organizações, tanto estruturais como funcionais, afetando a gestão, a produtividade, o estilo de direção, a natureza do trabalho. Redefinindo assim as bases ou estratégias de competitividade no mercado.

Ainovação aparece como outro dos pilares básicos inerentes à nova cultura técnica e organizacional, através de responsabilidades em planilhas mais criativas, participativas, flexíveis e com maiores níveis de qualificação, assim como com incrementos dos investimentos em equipamentos de alta tecnologia e em atividades de pesquisa e desenvolvimento, como instrumentos para aumentar a produtividade e a qualidade do serviço.

No campo do desenvolvimento tecnológico, uma das mudanças mais espetaculares se produziu pelo maciço uso das chamadas Tecnologias da Informação e da Comunicação, as chamadas TICs. A possibilidade de armazenar, processar, organizar e difundir todo tipo de informação sob um único suporte fez aparecer um novo elemento de apoio a todas as atividades produtivas e de serviços, criou um novo setor baseado no tratamento desse recurso e gerou um segmento no mercado de trabalho com novas qualificações profissionais nos diferentes processos de obtenção de informação.
Copyright © 2016 AIEC.