4 - Evolução com Globalização

Na atualidade, junto com a redução das barreiras legislativas e técnicas, as novas possibilidades de transmissão de informação, comunicação e operação à distância permitem uma maior integração econômica, estimulada fundamentalmente:

Com tudo isso, a globalização apresenta-se na atualidade como uma emergente e única exigência para lidar virtualmente com todo tipo de negócio ou indústria.

Desde a década de 1960, o peso do setor de serviços só cresceu, destacando-se os serviços de comunicação, financeiros, para empresas, públicos, de lazer e domésticos. Juntamente com os serviços tradicionais, estão aparecendo novos serviços baseados ou suportados pelas tecnologias da informação.

Como resposta a todos os fatores anteriores, observam-se profundas mudanças nas estruturas socioeconômicas, com reorganizações dentro de cada empresa ou instituição, no contexto de um entorno e não só do produto. Tudo isso exige conhecer as condições de mercado e da concorrência para posicionar a empresa ou organização no nicho de mercado mais vantajoso. Nesse sentido, o planejamento destaca-se como uma das principais funções para orientação estratégica e global, definindo os objetivos institucionais e articulando a organização em função desses objetivos.

Essa integração de funções se dá pela coordenação de áreas compartimentalizadas, por intermédio do aumento dos fluxos de informação entre essas áreas no intuito de se dotar a organização da suficiente flexibilidade para adaptar-se ao entorno, que é a análise da organização sob o ponto de vista da informação.

Copyright © 2016 AIEC.