Mudanças existem desde a existência dos nossos antecedentes. Fenômenos mecânicos, biológicos e culturais, tiveram sua origem, crescimento, maturidade e declínio, que caracterizam a ideia de ciclo. Para evitar o declínio final é necessário que ocorram as mudanças.

Muitas ocorrências desse ciclo são decorridas das crises, que ocorrem naturalmente a qualquer momento.

Segundo Ortega y Gasset, costumamos entender a palavra crise como um significado triste, crise não é senão uma mudança intensa e profunda, não há melhor sintoma de maturidade, que a crise de princípios.

Assim sendo, partindo dos conceitos de mudança e ciclo, podemos entender que a evolução ocorreu em todos os setores, inclusive na sociedade da informação ou do conhecimento. Como exemplo, podemos citar a evolução industrial, cuja necessidade de conhecimento determinou um impulso exploratório e uma atitude de aprendizagem imitativa ou de repetição. Para essa evolução industrial evoluiu-se os aspectos de se tratar as informações e o conhecimento que se deveria armazenar.

Visto a possibilidade de ocorrer um impacto com as mudanças nas áreas social, organizacional, profissional e pessoal, importante conhecer os pensamentos utilizados como referência:

Relação que todo tipo de organização humana necessariamente mantém com o que está a sua volta.
  • O processo de adaptação é comum a todos, mas com proporções diferenciadas, conforme grupos de pessoas.
A discussão que ocorre entre o plano conceitual e o plano real.
  • O pensar e fazer, as novas tecnologias proporcionam um leque de opções nos pensamentos.
Copyright © 2016 AIEC.