Nessa etapa do estudo vimos o significado de Governança, sua origem e entendimento. Vimos que governança é sinônimo de governo e as medidas adotadas para se governar. A governança pode estar em diversos momentos e atividades específicas, por exemplo: governança corporativa, governança de TI, dentre outros.
A governança corporativa contribui para o desenvolvimento econômico e sustentável das empresas, e algumas empresas destacam 8 práticas de gerenciamento para tem sucesso: estratégia, desempenho, cultura, estrutura, talento, liderança, inovação e Fusões (e parcerias).
No ano 2001 tivemos o marco de uso das práticas de governança corporativa no mundo, além de alguns escândalos de más práticas de gestão financeira, culminando com a edição da lei Sarbanes-Oxley. Foi neste ambiente de descrédito das grandes corporações que se fortaleceu a governança corporativa, baseada nos princípios da transparência, independência e prestação de contas (accountability) como mecanismos para atrair novos investimentos.
A Governança de TI veio com o avanço da tecnologia no mundo empresarial e no mundo competitivo dos negócios. A TI atualmente está ligada diretamente à governança das grandes empresas. Isso provoca inovações e uma nova cultura técnica e empresarial. A tecnologia é rápida e crescente nas mudanças, obrigando todos em volta evoluírem também.
Outro fator da evolução no mundo empresarial é a globalização. Com a quebra das barreiras o mundo avançou em todos os aspectos, principalmente no ramo empresarial e tecnológico. Avançamos também em decorrência as crises, que provocam mudanças e evoluções em diversos setores.