O mundo passa por uma crescente e generalizada mudança, que afeta qualquer tipo de empresa e organização. Essas mudanças ocorrem tanto na esfera industrial, como no campo da informação e do conhecimento.
No atual ambiente competitivo, a informação é um fator importantíssimo em qualquer ponto da cadeia organizacional, pois é um recurso indispensável para as tomadas de decisões, sendo internas ou externas à empresa. Importante destacar que a informação errada pode gerar prejuízos enormes para a organização. As informações são recursos valiosos, que podem repercutir em todos os níveis da empresa, dependendo da sua importância. Por exemplo, imagine que um setor da organização possua um contrato com uma empresa de TI com tempo pré-determinado, e com recursos financeiros limitados para gastar. Se não tiver a informação de quanto pagou e quanto falta pagar, muito provavelmente perderá o controle dos gastos. São informações que o setor necessita possuir, e interessa apenas àquele setor e seus envolvidos.
Agora suponha que a área extrapole os gastos e consuma os recursos no primeiro ano. Significa que não poderá mais contratar no segundo ano, o que gerará problemas para a área e possivelmente para a empresa. Em geral as empresas possuem outras áreas para resolver esse tipo de problema, que necessita de outras informações mais específicas para solucionar a falta de dinheiro do contrato. Caso contrário, cessa todo o trabalho.