Outro ponto fundamental é a comunicação. A comunicação, antes de ser instrumental, é humana. Toda comunicação precisa de retorno para se realizar, pois a mensagem enviada pode não ser recebida, o que configura a falha na comunicação ou, pior, uma informação incompleta. Infelizmente é a comunicação formal e burocrática que as empresas mais utilizam no seu cotidiano. Não é raro profissionais ficarem esperando um simples e-mail para iniciar uma determinada atividade, mesmo sabendo o que deve ser feito e quando fazer.
Um fator problemático é que encontramos comunicações centradas quase que exclusivamente em mensagens escritas, como circulares, boletins, memorandos, avisos, manuais, ordens de serviço etc. A falta de contato pessoal acaba gerando erros e falhas de comunicação que comprometem seriamente a produtividade e resultados da empresa, ficando difícil pressentir as insatisfações acumuladas por falta do fluxo de informações. O que fazer nesse caso? A boa e a velha forma de comunicar resolvem muitas coisas, a conversa, o contato pessoal, olho no olho.