4.1 - Rumo à economia da informação

A fusão das tecnologias (computação e comunicações) está estruturando radicalmente as indústrias, ora criando novos setores, ora consolidando o setor da informação. Tudo isso em virtude da crescente importância da informação, que é a criação, processamento e gestão. Com esse avanço há um deslocamento de recursos econômicos a partir das tradicionais atividades produtivas dos trabalhadores industriais e agrícolas para a fusão da informação e tecnologia da produção.

É possível destacar 3 fases para mostrar a evolução da economia da informação.

Fase 1 – Crescimento da gestão da informação (século XIX-1960)
Esta fase corresponde a um período de desenvolvimento de tecnologias de produção, o que trouxe consigo maior exigência de gestão da informação na economia, e consequentemente, exigiu a contratação de recursos humanos especializados em informação.
Fase 2 – Introdução das tecnologias da informação (1969 - 1990)
Como cresciam os custos dos escritórios, assim crescia a introdução de tecnologias que pudessem automatizar tarefas de processamento de informação. Essa fase obteve um avanço enorme nos EUA, pois ocorreu um crescimento no orçamento para investimento em tecnologias da informação e de produção, sempre focados.
Fase 3 – Transição para a economia da informação (1990)
Nessa fase as tecnologias de produção e informação começam a crescer separadamente. A baixa nos preços e a elevação das demandas deram condições adequadas para o crescimento das tecnologias de informação e produção. Saiba+

A governança surgiu como um meio de organizar todas as ações da empresa que estavam “soltas” e sem sentido, portanto, inúteis ao processo decisório. A governança de TI vem para apoiar com seu conjunto de informações, as quais são fundamentais para o dia a dia de qualquer organização que deseja ter sucesso no mercado.

Copyright © 2016 AIEC.