A demanda de serviços integrados on-line implica o modo com que as empresas desejam trabalhar para serem competitivas. A demanda de ferramentas que possibilitam às pessoas trabalhar de maneira distinta está associada à evolução de novas estruturas organizacionais. A forma predominante de organização na Economia Industrial está lentamente dando passagem a estruturas emergentes baseadas em rede e caracterizadas por um conjunto alternativo de princípios de gestão, o que provocará profundos impactos sobre a estrutura organizacional.
Podemos destacar que na Era Rede temos duas vertentes:
Muitas empresas formam toda a sua estrutura de rede utilizando cabeamento para interligar sua empresa. Há um crescente uso de redes sem cabo, usando a tecnologia Wi-Fi. Empresas novas já estão nascendo utilizando redes Wi-Fi, visto a evolução da tecnologia e a segurança da informação.
A governança de TI define como as demandas serão atendidas, ou seja, ela origina o processo de gestão de demandas para a TI. Sendo dona do processo, a Governança de TI deve verificar se o processo está sendo executado corretamente, realizar medições no atendimento e verificar a satisfação de atendimento das demandas.