A possibilidade de armazenar, processar e organizar a informação sob um formato único (digital), fez aparecer um novo elemento de apoio a todas as atividades produtivas e de serviço, criando ou possibilitando a criação de um novo setor baseado no tratamento da informação, um novo segmento no mercado de trabalho com novas qualificações profissionais e, definitivamente, um novo mapa da indústria de informação.
As empresas perseguem vantagens competitivas baseadas no estabelecimento de baixos custos, diferenciação efetiva em produtos e serviços relacionados, ou competindo efetivamente em termos de tempo. Atualmente as empresas tendem a investir cada vez mais em TI. Esses investimentos serão de uma necessidade estratégica absoluta, mas não condicionarão uma vantagem competitiva sustentável. Isso quer dizer que as empresas terão vantagens com a TI se conseguirem adequar os ganhos aos objetivos estratégicos.
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A tecnologia, na realidade, tem sido para a empresa mais um de seus ativos, embora, seguramente, seja também o que tenha suportado nas últimas décadas um maior número de comportamentos de competitividade, pelo menos nos setores industriais.
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Para entendermos como chegamos até aqui, é importante entender um pouco o passado.
A partir dessa necessidade de gerar informação para a Governança da Organização, a governança de TI em muitas organizações tem desenvolvido projetos de BI (business intelligence). Assim, ferramentas mais flexíveis, armazenamento, formas de apresentação, tudo está relacionado com o avanço que a organização ambiciona ter no seu mercado. Veremos mais adiante nesta disciplina o conceito e detalhes sobre BI.