Outra figura importante para a administração é Henry Ford, conhecido como o inventor do automóvel. Ford recebeu o apelido de Rei dos automóveis baratos, pela dinâmica que empregava nas vendas, com preços sempre mais compensadores que outra indústria similar pudesse oferecer. Ford acreditava na ideia de lucros altos imediatos e concebeu os quatro mandamentos:

Ford ditou ainda os seus “cinco sistemas” de vendas, que deveriam ser incluídos em qualquer programa de vendas:



1. Produção em massa

Qualquer indústria deveria produzir em massa, em grande quantidade para atender os interesses de todos, evitando a escassez do produto no mercado e possíveis altas de preço.



2. Política dos grandes salários

O sistema aborda a ideia de se pagar bem ao bom operário, para que ele pudesse sempre apresentar bons serviços. O reajuste de ordenados tinha por objetivo de aumentar o poder aquisitivo de seus funcionários, proporcionando ainda o interesse e a dedicação espontânea.



3. Preços baixos

Destituído da ideia de elevados lucros imediatos, Ford através da política de produção em massa, conseguiu manter os preços de seus automóveis sempre mais baixos que de seus competidores.



4. Venda em massa

Como a produção era grande, com os preços baixos, a venda era consequentemente alta, tornando cada vez mais popular o produto no mercado, ao mesmo tempo em que aumentavam o número da mão de obra indireta e interessada, na mecânica, oficina e assistência.



5. Produção em série

Ford introduziu em suas indústrias a produção em série, proporcionando um aumento fantástico dos automóveis em disponibilidade para a venda.

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