A inovação está se convertendo na principal fonte de vantagem competitiva para as empresas no mercado atual, ao passo que, consequentemente, a falta de inovação tecnológica faz que as empresas percam competitividade, o que determina seu possível desaparecimento com inevitáveis efeitos sobre a oferta de emprego. Por outro lado, aquelas empresas que demonstrarem uma permanente atitude inovadora elevam o valor agregado, gerando mais empregos e mais riquezas, ao mesmo tempo que melhoram a qualidade de vida da sociedade.

A Governança da TI pode definir que as mudanças na TI sejam caracterizadas como correção, serviço ou manutenção. Essa manutenção pode ser gerada por uma necessidade de inovação tecnológica. Alguns programas coordenados pela governança da organização podem gerar inovações de seus processos e serviços em conjunto com as inovações tecnológicas.

Vejamos um exemplo para compreendermos melhor: imagine que uma empresa vai implantar uma loteria nova no mercado, cujos jogos poderão ser realizados em estabelecimentos comerciais ou até por meio de celulares. Essa inovação vai gerar mudanças nos aplicativos existentes e uma inovação tecnológica, pois envolverá também o uso de smartphones. Para isso a empresa deverá dispor de equipamentos novos para fazer a loteria, elaborar um programa de marketing, realizar treinamento para os novos colaboradores, além de construir o software a ser disponibilizado nos celulares e ainda equipamentos novos para fazer a loteria.

O programa de inovação na organização pode ter vários projetos, os quais não envolvem necessariamente inovações tecnológicas. A governança da empresa deve trabalhar em conjunto com a governança de TI para que os programas de inovações sejam sucesso com os clientes e que cada entrega, seja tecnológica ou não, seja feita em sincronia.
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