2 - Organizações inovadoras

Para enfrentar as inovações, a gestão deverá ser também inovadora e caberá a ela desenvolver novos produtos e serviços de modo a permanecer competitiva num mercado rapidamente aquecido e mutante. Esse processo de inovação é uma resposta a dois conjuntos de forças atuantes sobre a empresa:



• mudanças tecnológicas

São todas as mudanças ou evoluções da tecnologia. Exemplo: o check-in via computador pessoal para as viagens de avião, serviços bancários fora da agência (computador, tablet, celular).



• mudanças sociopolíticas

São as mudanças ou evoluções que ocorrem em consequência da necessidade da sociedade ou evolução de mercado ou também devido à evolução tecnológica, como exemplo, temos o UBER, regulamentação de uso de celulares e tablets para serviços bancários, dentre outros.



Tal como muda o mercado, a governança das organizações é conduzida a inovar em produtos e serviços, tendo frequentemente que localizar novas tecnologias com vistas a suprir essa necessidade. Por outro lado, as drásticas mudanças tecnológicas criam novas oportunidades e em certas ocasiões, provocam mudanças na estrutura do mercado. Como consequência, quanto mais rapidamente mudar qualquer das correntes – tecnológica ou sociopolítica -, maior será a pressão para que as organizações se mostrem inovadoras.

Copyright © 2016 AIEC.