Como implantar a inovação? Inovar às vezes gera certa insegurança, pois poderá afetar toda a empresa ou setores específicos. Ela pode estar relacionada com novas ideias, crenças, valores, estilos etc.

O avanço das mudanças da sociedade e das empresas depende do impulso tecnológico, que não fica somente a cargo do Estado, mas também da sociedade, que pode ser difundido através dos mecanismos empresariais. Atualmente os bancos são os grandes autores de avanços tecnológicos no mundo, novos serviços bancários via celulares e tablets e serviços antigos também. Essas ações ditam um novo marco de investimento empresarial, onde cada serviço novo puxa os concorrentes a essa inovação também. Temos como exemplo alguns serviços que marcam essas tendências de evolução bancária: o depósito de cheque sem ir à agência, só com a foto; a abertura de conta sem necessidade de ir à agência, ou melhor, banco sem agência física. Ninguém imaginava isso há até pouco tempo, mas que está sendo possível depois do ano de 2010. Essas evoluções obrigam a legislação a se adequar, além de formar uma cultura para o novo público que utilizará serviços bancários. Bill Gates diz que os bancos irão um dia acabar, mas não os serviços bancários.

Outro fator importante para a sociedade são as universidades, que possuem um papel fundamental, que é preparar os jovens para o mercado, apoiando e incentivando a pesquisa, o descobrimento e o desenvolvimento de novos produtos.

Um exemplo bastante representativo das mudanças na sociedade ocasionadas pela tecnologia é o uso do telefone celular, que mudou completamente as relações sociais e a maneira de as organizações lidarem com seus colaboradores e clientes.

Copyright © 2016 AIEC.