O que determina o modo com que uma organização trabalha é a cultura que se desenvolve na organização, tal como seus membros enfrentam os problemas externos à empresa e seus problemas internos de integração.

A cultura da organização pode ser definida como o conjunto padrão de presunções aparecidas que funcionam o suficientemente bem para que sejam consideradas válidas e para serem ensinadas aos novos membros como a forma correta de perceber, pensar, sentir em relação aos problemas de sobrevivência e integração.

A cultura manifesta-se tanto mediante explícitos e assumidos comportamentos, normas e valores, como mediante valores operacionais que os membros compartilham, mais ou menos conscientemente. A cultura e suas manifestações estabilizam a vida diária de seus membros e proporcionam significado ao que eles fazem.

A estabilidade e a previsibilidade são fatores essenciais aos membros da organização. Sem a previsibilidade as organizações não podem funcionar de modo a evitar a ansiedade por parte de seus funcionários. Outro fator importante é que todas as organizações têm em comum a necessidade de comunicar, de conseguir informação no lugar e no instante preciso, e de coordenar os esforços de seus membros.
Copyright © 2016 AIEC.