No cenário atual, marcado pela alta competitividade e por mudanças constantes, busca-se alcançar e manter a excelência organizacional, o que significa que é preciso melhorar o desempenho, mas de forma sustentável, buscando um equilíbrio estável que proporcione vantagens competitivas e também a perenidade da organização. A receita da excelência depende do contexto de cada empresa, da sua história, sua cultura, seu ambiente externo, suas aspirações e as capacidades e motivações das pessoas que nela trabalham.
A cultura da empresa tem relevância especial para alcançar os objetivos da empresa, outro fator importante é a gestão de talentos da organização. A empresa precisa desenvolver líderes que sejam capazes de mobilizar e engajar os colaboradores na busca de resultados melhores. Importante reconhecer a participação de cada um na construção dos resultados da empresa e valorizá-los. Destacamos aqui a meritocracia como uma ferramenta para valorização dos profissionais da organização.
Várias empresas atualmente desenvolvem a cultura voltada para o merecimento ou meritocrática, promovendo, por meio de critérios e mecanismos mais justos e transparentes, o reconhecimento dos colaboradores que atingem os resultados esperados e apresentam no dia a dia de trabalho as competências demandadas pela estratégia organizacional.