Outro ponto importante em recursos humanos é a gestão do desempenho. São as pessoas que concretizam as estratégias da empresa e resultados, mas essas pessoas não colaboram na mesma proporção e com a mesma qualidade. Sabemos que cada funcionário colabora com uma parcela distinta de contribuição, considerando suas atribuições, suas competências e seu contexto de trabalho. E para consolidar a meritocracia na cultura da empresa, o reconhecimento deve corresponder ao mérito de cada pessoa de acordo com o seu desempenho. Mas o que é desempenho?
A gestão de desempenho de pessoas é um processo sistemático e contínuo, composto de etapas bem definidas e fundamentais para a geração de resultados qualificados. Por meio dela, gestores e empregados realizam um acordo, acompanham e ajustam periodicamente o andamento do trabalho a ser realizado, avaliando o que foi realizado ao final do período acordado, com o objetivo de aprimorar o desempenho e contribuir para o alcance dos objetivos empresariais.
|
A cada dia, mais empresas têm adotado a gestão de desempenho de pessoas. Esse processo tem como benefício permitir a assertividade na consecução do plano estratégico da organização e ganhos em eficiência e produtividade pelo acompanhamento sistemático dos resultados individuais. Além disso, os empregados e gestores podem planejar melhor as atividades sob sua responsabilidade, identificar necessidades de autodesenvolvimento e têm seu mérito reconhecido na medida de sua contribuição para o alcance dos objetivos empresariais.
|