A Governança das organizações geralmente define as etapas para a gestão de desempenho de pessoas e planejam anualmente o ciclo. Dependendo do tamanho da organização, a Governança de TI desenvolve um programa à parte, pois no mundo atual a evolução da TI permite alterar esse desempenho conforme vão surgindo novas frentes de tecnologia.

É importante então ter um programa com etapas para o desenvolvimento da gestão de desempenho. Podemos citar como exemplo algumas etapas comumente usadas:

Planejamento
Execução
Controle
Finalização
No Planejamento tem-se o momento de planejar os resultados esperados e a forma como esses resultados serão medidos durante o ciclo, sempre considerando a estratégia da empresa e as competências das pessoas.

Sendo assim, o primeiro passo é pensar onde queremos chegar e como chegaremos lá, para isso todos os funcionários devem ter conhecimento dos objetivos organizacionais. Após a análise do quadro geral da empresa, são estabelecidas as estratégias para alcançar os desafios propostos, uma vez que esses desafios irão definir os objetivos de cada empregado. Finalizando essas atividades deverá ser acordado com todos os objetivos esperados para o ciclo e os indicadores de mensuração do que vai ser realizado e os prazos de execução, tornando claras as expectativas do desempenho em relação aos resultados.

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